Friday, January 25, 2013

Plano de Ensino de Inglês da 6as Séries do EF

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1  . CURSO: ENSINO FUNDAMENTAL
1.2  . SÉRIES: 6ª A, 6ª B, 6ª C, 6ª D, e 6ª E
1.3  . COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
1.4  . PERÍODO: VESPERTINO
1.5  . ANO LETIVO: 2013
1.6  . PROFESSORA: PATRÍCIA

2. EMENTA 

A proposta deste curso é garantir ao aluno seu engajamento discursivo, ou seja, a capacidade de agir no mundo por meio do acesso que os discursos em inglês possibilitam com base em sua identidade sócio-histórica e culturalmente construída. 

3. OBJETIVOS GERAIS 

    Privilegiar o uso das três ordens de conhecimentos que compõem a competência comunicativa do aluno: conhecimentos sistêmicos (léxico-semânticos, morfológicos, sintáticos e fonético-fonológicos), conhecimento de mundo (conhecimentos prévios construídos pelo indivíduo a partir de sua própria experiência no mundo real) e conhecimentos da organização dos textos (formas típicas de textos orais e escritos).

      Valorizar os conhecimentos do aluno, adquiridos por meio de suas práticas sociais em sua língua materna, correlacionando-os com os conhecimentos construídos mediante a aprendizagem de inglês. Assim, espera-se que sem negar sua identidade cultural, o aluno possa construir novos significados, ampliar sua consciência do fenômeno linguístico, e aprimorar o seu nível de letramento. 

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

·     Identificar e analisar as características comuns aos gêneros textuais biografia, mapas, placas, tabelas de horário de funcionamento de estabelecimento, fichas e cartões de identificação de modalidades esportivas, folhetos e guias para turistas, calendários, tabelas de horários, entrevistas e perfis on-line;

·     Mobilizar as capacidades de ação, as capacidades discursivas e as capacidades linguístico discursivas dos alunos relativas aos gêneros textuais mencionados acima;

·     Ler um texto rapidamente para buscar as ideias principais (o que em inglês se chama de skimming);

·     Ler um texto para encontrar uma informação específica (em inglês, scanning);

·     Ler textos mais longos tendo por objetivo de uma compreensão global (ainda que algumas palavras não sejam conhecidas);

·     Ler textos curtos dando ênfase aos detalhes, se preciso procurando palavras desconhecidas no dicionário.

·     Ler textos mais longos tendo por objetivo de uma compreensão global (ainda que algumas palavras não sejam conhecidas);

·     Saber reconhecer o objetivo do texto e a sua estrutura;

·     Estabelecer relações entre as ideias do texto;

·     Saber reconhecer a que nomes os pronomes se referem;

·     Saber inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º Bimestre
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas gramaticais da Língua Inglesa
O bairro 

·     Denominação em língua inglesa dos diferentes espaços comerciais e comunitários que estão nos arredores da escola (banco, padaria, supermercado, farmácia)

·     Relação entre espaços comerciais, sua função e as ações que neles ocorrem tipicamente;

·     Verbos de ação;

·     Tempo verbal: presente;

·     There is/there are;

Textos para leitura e escrita

Mapas, placas, tabelas de horário de funcionamento de estabelecimentos.

Produção

·     Descrição de diferentes espaços comerciais e comunitários do bairro, sua função e as ações que neles ocorrem.


Projeto 

·     Brazilian Youth Voices

Habilidades

Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades: 

·     Ler, compreender, analisar e interpretar: mapas, placas indicativas de avisos sobre serviços e espaços públicos, tabelas de horário, piadas, adivinhas diálogos e verbetes de dicionário, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais;

·     Identificar os elementos da estrutura composicional dos gêneros citados;

·     Reconhecer informações em um verbete de dicionário e localizar o significado de palavras;

·     Reconhecer mensagens verbais e não verbais com base na leitura de placas e avisos;

·     Reconhecer o uso apropriado das formas verbais there is/isn’t, there are/aren’t;

·     Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para indicar rotinas e informações factuais;

·     Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na análise de regularidades, e aplica-las em produções escritas, revisões e leituras;

·     Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo com um determinado tema;

·     Produzir texto descritivo com base em um tema. 

2º Bimestre

Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas gramaticais da Língua Inglesa 

Esporte 

·     Denominação de diferentes modalidades de esporte;

·     Reconhecimento de palavras inglesas ou de origem inglesas usadas em diferentes modalidades esportivas, em textos na língua portuguesa;

·     Relação entre modalidades esportivas e ações praticadas pelos atletas;

·     Tempo verbal: presente contínuo e presente simples;

·     Verbo modal can (para expressar habilidades);

·     Denominação de países e nacionalidades;

Textos para leitura e escrita

·     Fichas e cartões de identificação de modalidades esportivas presentes em suportes como revistas e sites.

Produção:

·     Cartão de identificação de um esportista ou de um esporte. 

Projeto 

·     Brazilian Youth Voices 

Habilidades

Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades: 

·     Ler, compreender, analisar e interpretar: fichas e cartões de identificação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais;

·     Reconhecer empréstimos linguísticos;

·     Identificar semelhanças entre informações apresentadas em diferentes textos;

·     Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para indicar rotinas e informações factuais;

·     Reconhecer os usos do tempo verbal  presente contínuo em contraste com o presente simples.

3º bimestre
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas gramaticais da Língua Inglesa  

Entretenimento

·     Denominação dos espaços de lazer da cidade (parques, museus, cinemas);

·     Relação entre diferentes espaços de lazer e atividades que neles se pode praticar (o que fazer e onde);

·     Identificação de informações específicas sobre os espaços de lazer, tais como horários de funcionamento, localização, tarifas etc.;

·     Retomada:  there + be/can presente, presente contínuo;

Textos para leitura e escrita
Folhetos e guias para turistas, calendários, tabelas de horários

Produção
·     Folheto ilustrativo sobre opção de lazer na cidade ou no bairro 

Projeto 

·     Brazilian Youth Voices

Habilidades

Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades: 

·     Ler, compreender, analisar e interpretar: guias e folhetos informativos e turísticos, calendários, tabelas de horário, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais;

·     Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para indicar rotinas e informações factuais;

·     Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com base na análise de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões e leituras;

·     Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo com um determinado tema;

·     Produzir informe e folheto informativo.

4º bimestre

Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas gramaticais da Língua Inglesa 

Identidade: perfil e preferências 

·     Denominação de diferentes atividades de lazer (cinema, leitura, música etc.) praticadas e apreciadas;

·     Preferências;

·     Tempo verbal: presente (em foco: formas interrogativa e negativa).

Textos para leitura e escrita

·     Entrevistas, perfis on-line, conversas em sala de bate-papo (internet)

Produção:

·     Perfil individual com informações pessoais e preferências


Projeto 

·     Brazilian Youth Voices

Habilidades

Espera-se que ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades: 

·     Ler, compreender, analisar e interpretar: entrevistas, perfis on-line, conversas em salas de bate-papo (internet), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais;

·     Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para indicar rotinas e informações factuais;

·     Formular hipóteses sobre regras de uso da língua com base na análise de regularidades e aplica-las em produções escritas, revisões e leituras;

·     Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo com um determinado tema;

·     Reescrever em inglês padrão mensagens originalmente escritas em lingoes;

·     Simular a produção de perfil pessoal para uma comunidade virtual. 

6. Metodologia de trabalho

·     Exposição pela professora ;

·     Discussão dos textos que se encontram no Caderno do Aluno, com a participação ampla de todos os alunos e por meio de dinâmicas diversas;

·     Discussão sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos durante as aulas;

·     Exposição pelos alunos de cartazes de trabalhos solicitados pela professora;

·     Exposição pelos alunos, em forma de pôster, dos resultados de seus trabalhos. 

7. Avaliação

       Será baseada nos aspectos seguintes:

·        Frequência, pontualidade, responsabilidade, interesse, nível de atuação e participação em todas as atividades de sala de aula. O diálogo, uma das maneiras mais eficazes para que a aprendizagem aconteça, será fundamental nas aulas de inglês. Portanto o nível de envolvimento e de participação será importante na avaliação;

·        Provas bimestrais;

·        Provão semestral. 

OBS. Plano flexível, sujeito a alterações. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL: Parâmetros Curriculares NacionaisLíngua Estrangeira: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

SÃO PAULO. Currículo do Estado do São Paulo: Linguagem, códigos e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

No comments:

Post a Comment