1.1
. CURSO: ENSINO
FUNDAMENTAL
1.2
. SÉRIES: 6ª A, 6ª B, 6ª
C, 6ª D, e 6ª E
1.3
. COMPONENTE
CURRICULAR: INGLÊS
1.4
. PERÍODO: VESPERTINO
1.5
. ANO LETIVO: 2013
1.6
. PROFESSORA: PATRÍCIA
2. EMENTA
A proposta
deste curso é garantir ao aluno seu engajamento discursivo, ou seja, a
capacidade de agir no mundo por meio do acesso que os discursos em inglês
possibilitam com base em sua identidade sócio-histórica e culturalmente
construída.
3. OBJETIVOS GERAIS
Privilegiar o uso das três ordens de
conhecimentos que compõem a competência comunicativa do aluno: conhecimentos
sistêmicos (léxico-semânticos, morfológicos, sintáticos e
fonético-fonológicos), conhecimento de mundo (conhecimentos prévios construídos
pelo indivíduo a partir de sua própria experiência no mundo real) e
conhecimentos da organização dos textos (formas típicas de textos orais e
escritos).
Valorizar os conhecimentos do aluno,
adquiridos por meio de suas práticas sociais em sua língua materna,
correlacionando-os com os conhecimentos construídos mediante a aprendizagem de
inglês. Assim, espera-se que sem negar sua identidade cultural, o aluno possa
construir novos significados, ampliar sua consciência do fenômeno linguístico,
e aprimorar o seu nível de letramento.
4. OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Identificar e analisar as características comuns aos
gêneros textuais biografia, mapas, placas, tabelas de horário de funcionamento
de estabelecimento, fichas e cartões de identificação de modalidades
esportivas, folhetos e guias para turistas, calendários, tabelas de horários,
entrevistas e perfis on-line;
·
Mobilizar as capacidades de ação, as capacidades
discursivas e as capacidades linguístico discursivas dos alunos relativas aos
gêneros textuais mencionados acima;
·
Ler um texto rapidamente
para buscar as ideias principais (o que em inglês se chama de skimming);
·
Ler um texto para encontrar
uma informação específica (em inglês, scanning);
·
Ler textos mais longos
tendo por objetivo de uma compreensão global (ainda que algumas palavras não
sejam conhecidas);
·
Ler textos curtos dando
ênfase aos detalhes, se preciso procurando palavras desconhecidas no
dicionário.
·
Ler textos mais longos
tendo por objetivo de uma compreensão global (ainda que algumas palavras não
sejam conhecidas);
·
Saber reconhecer o objetivo
do texto e a sua estrutura;
·
Estabelecer relações entre
as ideias do texto;
·
Saber reconhecer a que
nomes os pronomes se referem;
·
Saber inferir o significado
de palavras e expressões desconhecidas.
5. CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
1º Bimestre
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas gramaticais da Língua Inglesa
O bairro
·
Denominação em língua inglesa dos diferentes espaços
comerciais e comunitários que estão nos arredores da escola (banco, padaria,
supermercado, farmácia)
·
Relação entre espaços comerciais, sua função e as
ações que neles ocorrem tipicamente;
·
Verbos de ação;
·
Tempo verbal: presente;
·
There is/there are;
Textos para leitura
e escrita
Mapas, placas, tabelas de horário de funcionamento de
estabelecimentos.
Produção
· Descrição de
diferentes espaços comerciais e comunitários do bairro, sua função e as ações
que neles ocorrem.
Projeto
· Brazilian
Youth Voices
Habilidades
Espera-se que
ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
·
Ler, compreender, analisar e interpretar: mapas,
placas indicativas de avisos sobre serviços e espaços públicos, tabelas de
horário, piadas, adivinhas diálogos e verbetes de dicionário, inferindo seus
traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais;
·
Identificar os elementos da estrutura composicional
dos gêneros citados;
·
Reconhecer informações em um verbete de dicionário e
localizar o significado de palavras;
·
Reconhecer mensagens verbais e não verbais com base na
leitura de placas e avisos;
·
Reconhecer o uso apropriado das formas verbais there is/isn’t, there are/aren’t;
·
Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para
indicar rotinas e informações factuais;
·
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com
base na análise de regularidades, e aplica-las em produções escritas, revisões
e leituras;
·
Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo
com um determinado tema;
·
Produzir texto descritivo com base em um tema.
2º Bimestre
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de
estruturas gramaticais da Língua Inglesa
Esporte
· Denominação
de diferentes modalidades de esporte;
· Reconhecimento
de palavras inglesas ou de origem inglesas usadas em diferentes modalidades
esportivas, em textos na língua portuguesa;
· Relação entre
modalidades esportivas e ações praticadas pelos atletas;
· Tempo verbal:
presente contínuo e presente simples;
· Verbo modal can (para expressar habilidades);
· Denominação
de países e nacionalidades;
Textos para
leitura e escrita
· Fichas e
cartões de identificação de modalidades esportivas presentes em suportes como
revistas e sites.
Produção:
· Cartão de
identificação de um esportista ou de um esporte.
Projeto
· Brazilian
Youth Voices
Habilidades
Espera-se que
ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
·
Ler, compreender, analisar e interpretar: fichas e
cartões de identificação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais;
·
Reconhecer empréstimos linguísticos;
·
Identificar semelhanças entre informações apresentadas
em diferentes textos;
·
Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para
indicar rotinas e informações factuais;
·
Reconhecer os usos do tempo verbal presente contínuo em contraste com o presente
simples.
3º bimestre
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento de estruturas gramaticais da Língua Inglesa
Entretenimento
·
Denominação dos espaços de lazer da cidade (parques,
museus, cinemas);
·
Relação entre diferentes espaços de lazer e atividades
que neles se pode praticar (o que fazer e onde);
·
Identificação de informações específicas sobre os
espaços de lazer, tais como horários de funcionamento, localização, tarifas
etc.;
· Retomada: there + be/can presente, presente contínuo;
Textos para leitura
e escrita
Folhetos e guias para turistas, calendários, tabelas
de horários
Produção
· Folheto
ilustrativo sobre opção de lazer na cidade ou no bairro
Projeto
· Brazilian Youth Voices
Habilidades
Espera-se que
ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
·
Ler, compreender, analisar e interpretar: guias e
folhetos informativos e turísticos, calendários, tabelas de horário, piadas,
adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais;
·
Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para
indicar rotinas e informações factuais;
·
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua, com
base na análise de regularidades, e aplicá-las em produções escritas, revisões
e leituras;
·
Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo
com um determinado tema;
·
Produzir informe e folheto informativo.
4º bimestre
Aquisição de repertório lexical e reconhecimento
de estruturas gramaticais da Língua Inglesa
Identidade: perfil e preferências
· Denominação de
diferentes atividades de lazer (cinema, leitura, música etc.) praticadas e
apreciadas;
· Preferências;
· Tempo verbal:
presente (em foco: formas interrogativa e negativa).
Textos para
leitura e escrita
· Entrevistas,
perfis on-line, conversas em sala de bate-papo (internet)
Produção:
· Perfil
individual com informações pessoais e preferências
Projeto
· Brazilian
Youth Voices
Habilidades
Espera-se que
ao completar este bimestre os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
·
Ler, compreender, analisar e interpretar: entrevistas,
perfis on-line, conversas em salas de bate-papo (internet), piadas, adivinhas e
diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e
usos sociais;
·
Reconhecer o uso do tempo verbal presente simples para
indicar rotinas e informações factuais;
·
Formular hipóteses sobre regras de uso da língua com
base na análise de regularidades e aplica-las em produções escritas, revisões e
leituras;
·
Agrupar palavras e expressões em categorias de acordo
com um determinado tema;
·
Reescrever em inglês padrão mensagens originalmente
escritas em lingoes;
·
Simular a produção de perfil pessoal para uma
comunidade virtual.
6. Metodologia de trabalho
·
Exposição pela professora ;
·
Discussão dos textos que se encontram no Caderno do
Aluno, com a participação ampla de todos os alunos e por meio de dinâmicas
diversas;
·
Discussão sobre as dificuldades enfrentadas pelos
alunos durante as aulas;
·
Exposição pelos alunos de cartazes de trabalhos
solicitados pela professora;
·
Exposição pelos alunos, em forma de pôster, dos
resultados de seus trabalhos.
7. Avaliação
Será
baseada nos aspectos seguintes:
·
Frequência, pontualidade, responsabilidade, interesse,
nível de atuação e participação em todas as atividades de sala de aula. O
diálogo, uma das maneiras mais eficazes para que a aprendizagem aconteça, será
fundamental nas aulas de inglês. Portanto o nível de envolvimento e de
participação será importante na avaliação;
·
Provas bimestrais;
·
Provão semestral.
OBS. Plano flexível, sujeito a alterações.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL: Parâmetros
Curriculares Nacionais – Língua
Estrangeira: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília:
MEC/SEF, 1998.
SÃO PAULO. Currículo
do Estado do São Paulo: Linguagem, códigos e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
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